MaisPsicotecnicos.com

Especialistas em Testes Psicotécnicos

Mar

23

Testes psicotécnicos. Como surgiram?

By admin

formacao_rorschach2Já todos devem ter ouvido falar em testes psicotécnicos. Certo? Mas quantos é que sabem o que realmente são? E para que servem?

Os Teste Psicotécnicos (Ou Testes Psicológicos, para sermos mais correctos) tem como função obter informação crucial sobre algumas capacidades do avaliado e, mais importante que o anterior, obter uma noção acerca da personalidade deste.

Comumente, serve a expressão (“testes psicotécnicos”) para designar todo o acto avaliativo que se exerce sobre um candidato a um emprego qualquer. Esta prática não surgiu actualmente, ao contrário do que muitos acreditam. Surgiu no meio militar. Em especial, na II Grande Guerra. Necessidade de encontrar o soldado adequado ao desempenho de uma função específica que requeria capacidades e estofo especiais. Mesmo neste meio existem funções diferentes, logo exigências de características pessoais diferentes.

E do meio militar se passou para o meu organizacional. No pós-guerra.

Neste contexto, falamos de um conjunto de exercícios, propostos ao candidato, para medir e avaliar as suas capacidades (desenvolvimento mental, as aptidões, habilidades, conhecimentos) e personalidade. Aspectos, estes, importantes para o desempenho de determinada função.

.

moradas_clinica_psicologia_insight

Leave a comment